segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Diferentes objetos feitos com embalagens já utilizadas


As embalagens recicladas podem ser recicláveis de VARIAS maneiras. A embalagem antes de ser jogada em seu especificado lixo (orgânico, papel, metal, alumínio, plástico e etc) pode ser usada de outra maneira, como garrafas pets podem se transformar em vassoura, peso de porta, caixa entre outros. A maior parte das transformações é rápida e praticas, só e preciso que antes de usar o material ele seja bem lavado.

Hoje em dia a contratação de muitas empresas, que recolhem o lixo reciclável, e levam para empresas especificadas no assunto que usam este como um meio de ganhar dinheiro. A sustentabilidade do planeta vem cada vez mais sendo comentada, discutida, para uma melhor qualidade de vida, assim muitas empresas tanto de grande porte quanto de pequeno porte estão investindo nesse ramo da reciclagem. Na cidade de São Paulo podemos ver o “cabines” em alguns parques para jogarmos separadamente os lixos.
Empresas de produtos de beleza também estão investindo no futuro através de materiais recicláveis como: LA FAÇON
A linha Econatural tem frascos com tecnologia oxi-biodegradável - a degradação das embalagens se inicia dois anos após a fabricação, o que reduz o impacto do descarte na natureza.
AKAKIA
Usa embalagens recicláveis e refis para os hidratantes e sabonetes líquidos. Além disso, os resíduos eliminados pela empresa passam por tratamento antes de serem liberados para o meio ambiente.
L'OCCITANE
o que faz Uma parceria de comércio sustentável com mulheres da comunidade de Burkina Faso, na África, para a colheita das sementes de karité. Apóia um projeto de renascimento do cultivo da amêndoa na França.
M.A.C.
Após retornar seis embalagens de plástico da M.A.C. às suas lojas, a cliente ganha um batom M.A.C. (exeto os da linha Viva Glam). O programa funciona em todas as butiques da marca, com exceção das do Duty Free.
SPARKKLI HOME SPA
Tem embalagens e ingredientes biodegradáveis e que seguem o conceito de pré-reciclagem: dispensam cartuchos e folhetos. Só usa componentes de indústrias que respeitam a natureza.
AMAZON SECRETS
Utiliza matérias-primas amazônicas certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC). As embalagens são pet e o papel utilizado é reciclado.
POR UM MUNDO MELHOR
Nestas companhias tornou-se obrigatório buscar meios de produção sustentáveis para a máxima preservação dos recursos naturais.
STIEFEL
Possui estação de tratamento de efluentes e desenvolveu um programa de reciclagem dos materiais de descarte: 150 toneladas de lixo já foram reutilizadas. Investiu em filtros para as chaminés potencialmente poluidoras e em abafadores de som.
L'ORÉAL
70% do material descartado é reciclado. O lixo orgânico passa por um processo de compostagem. Torna-se adubo que é utilizado nas áreas verdes da fábrica. A marca ainda implantou um projeto de iluminação natural. A economia anual de energia elétrica daria para abastecer uma cidade com 900 mil habitantes durante um dia inteiro.
PROCTER & GAMBLE
Na fábrica de Anchieta (SP), a companhia implementou um sistema de captação de água de poços para a preservação dos lençóis freáticos. Nessa unidade não há descarte de dejetos industriais, pois toda a água utilizada no processo industrial é tratada e novamente encaminhada para uso na fábrica. Participa do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma associação dedicada à promoção da reciclagem.
JOHNSON & JOHNSON
Todas as empresas do grupo Johnson & Johnson foram certificadas de acordo com a norma internacional ISO 14001, que atesta a responsabilidade ambiental de uma organização. Além de eliminar o CFC - clorofluorcarbono, gás prejudicial à camada de ozônio - dos processos de fabricação, o grupo reduziu o consumo de energia elétrica em cerca de 25% e o de água em cerca 20% no período de 2000 a 2005. A estação de tratamento de efluentes tem potencial para dar conta do esgoto de uma cidade com cerca de 22 mil habitantes.
UNILEVER
Quatro fábricas da Unilever no Brasil conquistaram a certificação ISO 14001. Nos últimos cinco anos houve uma redução de 30% no consumo de água, 8,7% no consumo de energia e 62% na geração de resíduos sólidos. A companhia trata 100% dos efluentes gerados pela indústria. Em Vinhedo (SP), as variantes mais claras de xampus são produzidas antes das escuras, economizando a água gasta nas lavagens dos tanques. A empresa faz parcerias com um seleto grupo de fornecedores de matérias-primas que adotam meios de produção sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário